top of page
Foto do escritorKati F Dias

Quer escrever bem? Três dicas para construir um bom repertório


Oiê, que bom ter você por aqui! Faço a minha estreia oficial na blogosfera.

 

Quero compartilhar com você a importância de se construir um bom repertório para escrever. Minha inspiração para este post foi uma colega que trabalhava comigo como analista de mídias sociais há alguns anos. Ela tinha sido designada para acompanhar um cliente em um evento e, posteriormente, fazer um breve post nas mídias sociais dele. Infelizmente, não rolou!

 

Trabalhávamos juntas em uma agência e, naquele dia não pude acompanhar o cliente. Depois de o trabalho ser concluído, ela queria saber como conseguia escrever um texto sem estar fisicamente no local. Ela não conseguiu reunir as informações e impressões que teve no evento e escrever o post. Fazer isso não será um bicho de sete cabeças, se você seguir essas dicas:

 

  1. LER REGULARMENTE

Para muita gente, ler é chato. E tudo isso é culpa da educação brasileira. Como querer que um jovem que não está acostumado a ler textos profundos seja obrigado a ler obras literárias como "O Guarani", de José de Alencar, ou "Vidas Secas", de Graciliano Ramos? Complicado, né?

 

Ler é o primeiro passo para escrever melhor. A leitura ajuda a ampliar o vocabulário e introduzir diferentes técnicas de escrita. O escritor Moacyr Scliar, diria que "...o ato de escrever é uma sequela do ato de ler.  É preciso captar com os olhos as imagens das letras, guardá-las no reservatório que temos em nossa mente e utiliza-las para compor nossas próprias palavras", disse o gaúcho.

 

Para começar com calma, recomendo livros de não-ficção de sua área de atuação ou de autoajuda. Você também pode tentar literatura infantojuvenil. Meu marido, por exemplo, reiniciou o caminho da leitura com o Harry Potter, da J.K. Rolling, depois seguiu pelos contos de "Terror Cósmico" de H.P. Lovecraft.

 

  1. ESCREVER REGULARMENTE

A prática ajuda a desenvolver a fluência e a confiança na escrita. Você pode criar um blog ou um diário. Anotar ideias, pensamentos e observações do cotidiano no app de notas em seu celular pode se tornar fonte de inspiração e material para futuros textos.

 

Pode ser em um aplicativo para diários ou em um caderno novo em folha. Eu criei o meu no app OneNote, da Microsoft. Para o crítico literário e professor de escrita criativa Rodrigo Gurgel, esta "é uma das melhores maneiras para aprimorar a técnica de escrever". Em seu artigo "10 motivos para escrever um diário", Gurgel afirma que "escrever só se aprende lendo e escrevendo". De acordo com ele, "o diário, portanto, permite exercitar a precisão da linguagem, o estilo". Escreva o que você pensa no papel ou na tela de um app, sem medo de ser feliz.

 

  1. REVISAR E EDITAR

Revisar o próprio trabalho ou pedir para que outra pessoa dê o feedback ajuda a identificar o que precisa ser melhorado. Aí você me pergunta, quem pode me ajudar a revisar o meu texto? Aí entra o ChatGPT. Você pode pedir para o ChatGPT fazer a revisão e solicitar o feedback para fazer a melhoria em seu texto.

 

Há pessoas que colocam suas anotações e pede para que a IA desenvolva o texto. É uma ação que não recomendo. Meu marido é heavy user da ferramenta e diz que consegue identificar um texto escrito pelo ChatGPT. Se você deseja desenvolver seu próprio estilo e ser reconhecido por ele, não é legal usar a ferramenta para fazer todo o trabalho, certo? Espero ter ajudado!

 

Comments


bottom of page